Minas trend da start com desfile coletivo e mostra o poder da moda mineira

Minas trend da start com desfile coletivo e mostra o poder da moda mineira

Um Minas Trend buscando entender como a natureza funciona, reagindo e se relacionando com as pessoas que nela vivem

Abordando sobre a tradição, cultura e valores locais a 22º edição do Minas Trend deu start com um desfile coletivo mostrando o poder da moda mineira com o tema  “Nosso Lugar Somos Nós”. Buscando por novos mercados que utilizam produtos mais genuínos e processos mais elaborados com uma produção influenciada pela visão contemporânea. Outra grande inspiração para é a importância da sustentabilidade “Essas pessoas desenvolveram uma relação afetiva com o meio ambiente, com o espaço onde vivem, e são capazes de entender que fazem parte, mas não dominam esse lugar.

O tema ‘Nosso Lugar Somos Nós’ não é um alerta, mas sim uma abordagem poética sobre a necessidade do retorno dessa relação espontânea e interativa com a natureza”, conta Pedro Lázaro diretor criativo do evento, que explica a evidência na postura em relação à sustentabilidade.

O diretor criativo destaca as referências que pautaram o desenvolvimento do tema “Fugimos dos estereótipos instantâneos da cultura local, buscando elementos com valor e conteúdos a serem explorados”. Partindo dessa premissa a edição faz grande referência a uma das mais importantes artistas plásticas contemporâneas do país, Liliane Dardot, que traz como assinatura a utilização da areia do icônico Rio das Velhas como base para escrever em sílica os nomes populares das plantas do Cerrado mineiro. “Normalmente, damos apelidos a pessoas queridas e a instalação de Liliane simboliza a afetividade com a natureza e o local onde vivem. Nomes populares de plantas – como ‘carrancuda’, ‘triste flor’, ‘árvore de vaca’ ou ‘João Leite’-, entre outros, surgem para evidenciar essa relação afetiva e respeitosa com o meio ambiente”, completa Pedro Lázaro.

Com participação da Orquestra de Câmara e da Cia de dança Sesi Minas, a abertura da edição foi marcada com a assinatura de Ricardo dos Anjos e dirigido por Paulo Martinez, que trouxeram a participação de marcas locais, com mais de 60 modelos dominados por cores quentes e tons terrosos.

 

Ana Luiza Vasconcelos
Fotos: Vitor Garcia

Compartilhe em suas redes sociais:

Comentários