Moda e empreendedorismo: Brasília Trends Fashion Week 2019 movimenta a capital no fim de novembro

Moda e empreendedorismo: Brasília Trends Fashion Week 2019 movimenta a capital no fim de novembro

Evento que reúne marcas e negócios promove a economia criativa durante quatro dias com programação gratuita

Atenção, amantes da moda! Entre os dias 28 de novembro e 1° de dezembro, a capital federal recebe o Brasília Trends Fashion Week 2019. Com o tema “A Dança do Empreendedorismo”, que ressalta o comprometimento dos empresários do setor e o apoio de instituições parceiras como o Sindivarejista, a Fecomércio e o Sebrae. O evento será realizado no Centro de Dança do DF e vai trazer desfiles, palestras, artesanato e espaço para comercialização de marcas locais e internacionais.

Em sua segunda edição, o Brasília Trends chega para reafirmar que a moda também é cultura e economia criativa. Com foco também no empreendedorismo, o acontecimento movimenta a economia local e incentiva os jovens empresários com um salão que irá abrigar um showroom de marcas de roupas e acessórios, além de um outro ambiente que será preenchido com o artesanato local.

Ao todo, o Brasília Trends irá gerar 400 postos de trabalho de forma direta e indireta e a expectativa da organização é que cerca de 10 mil pessoas circulem pelo local durante todos os dias das programações. A participação é aberta ao público, entre os dias 29/11 e 1º/12, e ocorre mediante doação de 1kg de alimento para cada dia de visita ao evento. Os alimentos não perecíveis serão doados para o projeto Mesa Brasil do SESC.

A abertura do evento, no dia 28 de novembro, será marcada por um desfile especial, para convidados, onde será apresentado um coletivo de todas as marcas participantes do Brasília Trends 2019. Nos outros dias da semana de moda serão apresentados doze desfiles com 36 marcas diferentes, sendo sete infantis, duas internacionais, uma de Minas Gerais e uma de Goiânia, e como não poderia ser diferente, destaque para as marcas locais.

Sucesso na primeira temporada, dois estilistas nacionais retornam com suas novas coleções. O mineiro Ronaldo Silvestre é referência nacional na área de projetos sustentáveis, inovação e empreendedorismo social. Em abril deste ano ganhou o Prêmio Muda e, em 2018, o Prêmio Ecoera. Já de Goiânia, volta às passarelas de Brasília o jovem designer Raphael Aquino, que faz sucesso com a venda online da marca Jacobina, vendida em Brasília, nas lojas Cirandinha. Para as organizadoras Bernardeth Martins e Lorraine Bonadio, a pluralidade é o grande diferencial do evento.

“O Brasília Trends trabalha para movimentar a cadeia produtiva do mercado da moda. Valorizamos, da mesma maneira, o trabalho de estilistas já consagrados e os nomes ainda em início de carreira. Nosso objetivo é fazer com que os brasilienses reconheçam os talentos que, por vezes, ainda são pouco divulgados”, explica Bernardeth Martins, proprietária da loja de roupas Cirandinha, diretora administrativa do Sindivarejista, presidente da BPW e gestora da Câmara Técnica do Vestuário, Moda e Acessórios do Codese-DF.

Escolhido como palco desta edição, o Centro de Dança do DF é um espaço público destinado à pesquisa, ensaios, oficinas e cursos da área de dança. Fundado em 1993, o local passou por uma reforma em 2018 e foi o local escolhido para abrigar, nos próximos dias, o público da moda. O espaço conta com cinco salas espelhadas, jardim de inverno, lanchonete e corredores. A localização, na Zona Central, fica próxima ao Teatro Nacional, o que facilita o acesso dos participantes.

“Quando decidimos onde aconteceria o evento, procuramos um local que ficasse no centro da cidade, de fácil acesso para ônibus e metrô, e que pudesse ter um significado cultural. E foi aí que escolhemos o Centro de Dança do DF. Um espaço muito importante, que pode abrigar eventos dos mais variados, mas que a população desconhece”, detalha Lorraine Bonadio, empresária e produtora de eventos, com mais dez anos de atuação no mercado da moda, responsável pela Week Produções.

Intercambio Cultural

O Brasília Trends nasceu também com a intenção de expandir o intercâmbio cultural entre o Brasil e outros países. Na primeira edição, a portuguesa Maria Zara Santos Figueiredo participou dos desfiles com sua marca “É PARIGA”, e neste ano, um de seus looks estará no desfile inaugural. Já para esse ano, a grande novidade será a parceria internacional firmada com a Embaixada da Nicarágua, que visa gerar bons frutos para o turismo e o comércio entre os dois países.

Destaque no Nicarágua Diseña, principal evento de moda do país, a estilista Osneyda Caro é a convidada internacional que irá apresentar sua coleção na passarela em 2019. Este trabalho recebe o nome de ‘IKKO’ e é composto por 28 looks. Com inspiração em uma fruta negra do seu jardim (no Brasil, a jabuticaba), a estilista apostou em cortes clássicos para suas peças reafirmando a delicadeza e feminilidade de seu trabalho.

E tem mais, em 2020 um estilista brasiliense irá levar seu talento para Nicarágua. O profissional destaque do Brasilia Trends 2019 irá se apresentar no Nicarágua Diseña que vai acontecer na cidade de Manágua, capital do país. O evento está previsto para ocorrer no mês de outubro. “Temos muito orgulho em contribuir para que um profissional daqui consiga apresentar sua coleção fora do país”, conta Lorraine Bonadio.

Inclusão e Responsabilidade Social

No cenário da moda, o Brasília Trends levanta e defende a bandeira da inclusão e sabe que, por meio do seu trabalho, é possível uma mobilização para questões de responsabilidade social. Por estes dois pontos, o evento conta com uma diversidade de modelos em sua passarela, reafirmando que o segmento foi criado para todos os públicos. Além da marca Cirandinha com o projeto Fashion Inclusivo, que irá apresentar um desfile com modelos deficientes visuais, cadeirantes e portadores de Síndrome de Down, o evento conta com a participação de modelos plus size; LGBTQI; Pessoas Com Deficiência (PCD) e crianças para os desfiles infantis.

Bernardeth Martins e Lorraine Bonadio, organizadoras do Brasília Trends

Brasília Trends – Estilista Ronaldo Silvestre voltarß para abrilhantar a passarela – FotoTelmoXimenes

Coleção IKKO de Osneyda Caro

Coleção IKKO de Osneyda Caro (9)

“Temos o propósito de inclusão onde reafirmamos que a moda não faz distinção de gênero, idade ou biótipo e que há espaço para todos. Unido a esses valores, ainda destacamos a nossa responsabilidade social onde permitimos que profissionais de projetos sociais, como as costureiras da Fábrica Social do GDF, possam apresentar seus trabalhos realizados com bastante dedicação e amor”, destaca Bernadeth Martins.

A meta do programa da Fábrica Social é impulsionar a geração de emprego, trabalho e renda capacitando as pessoas em vulnerabilidade social, sendo que a maioria das vagas são para o curso de confecção de vestuário. A responsabilidade social, apesar de não ser obrigatória por lei é uma forma da empresa adotar uma postura positiva em relação à sociedade e com o Brasília Trends Fashion Week não é diferente.

Por este motivo, a semana de moda promoverá um desfile que promete fortes emoções. “Convidamos a Escola Fashion Campus, uma das patrocinadoras do evento, para desenhar dez peças para serem confeccionadas pelas alunas da Fábrica Social. Essas peças, depois de prontas, serão entregues para as indígenas Guajajaras, que irão pintá-las dando o toque final, mostrando, assim, que é possível fazermos moda, gerando emprego e renda para todas as classes sociais do DF”, explica, orgulhosa, Bernardeth.

Coleção IKKO de Osneyda Caro

Outro destaque do compromisso do Brasília Trends é a participação da marca Egalité, de refugiados africanos no Brasil. Natural da Costa do Marfim, Dja Franck Lagbre é um dos cinco estilistas que compõe a marca e que, além do talento, tem em comum a condição de refugiado no Brasil. Franck é mais um imigrante que busca se manter ativo longe de casa e com a valorização deste trabalho, o Brasília Trends, promove uma ação de respeito aos refugiados e de apoio às diferenças, demonstrando o seu comprometimento com as questões sociais não só do DF, mas, sim , de todo o Brasil.

SERVIÇO

Brasília Trends Fashion Week 2019

Data: De 29 de novembro a 1º de dezembro

Horário: Das 14h às 22h

Local: Centro de Dança do DF (Setor de Autarquias Norte, Quadra 1, Bloco E)

Acesso mediante doação de 1kg de alimento não-perecível por dia.

Informações: https://www.instagram.com/brasiliatrends/

Marcas expositoras: Boutique do Pijama, Milon, Gota de gente, Cirandinha, Aline Ayres, Jeuness, Villa Soeur, Provanza, Bela Trend, Dare to Do, Cia do Sono, Dri store, Porão 40, Sonhos de Alice, Biena, Lentes de Luxo, Born Concept, Amo Básico Store, Diversity Closet, Alvareli, Chris Ribeiro, MAC, Alagemovits Art, Clínica Alfaro, Centro Capilar, Chilli Beans, Isabel Mignot, Mulheres de sucesso, Açaí Igapo, Cerveja Dumf, Laila Mackenzie Studio.

Apoio: Criartiva, Capital Design, WA music, Gotas de amor, 22 winbox , I’m arcanjo, Eleni Costa; Apoio Institucional: Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW, Codese, Sindivarejista, Fecomércio, SESC, SEBRAE, SENAC, Riex, Apex, Sindivarejista, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Distrito Federal – GDF; Realização: Idheas; Organização: Week Produções e Cirandinha; Patrocínio: Grupo Todde, Fashion Campus, Virginia Darc, 7 Horizons.

PAINEL DO CONHECIMENTO 2019

SEXTA-FEIRA 29 de novembro

14h | Colorimetria

com Nina Stelatto

15h | APEX – Internacionalização Moda

com Flávia Egypto e Rita Albuquerque

16h | O varejo está na moda

com Thiago Ângelo (SEBRAE no DF)

17h | Mercado da Moda

com Palloma Rodrigues, Karla Beatriz e Rafaela Lourenço

19h | Consultoria de Imagem Pluz Size

com Marta Barbosa

21h | Família: fator de risco ou proteção

com Fabiola Orlando (Presidente da RIEX)

SÁBADO 30 de novembro

14h | Curso de automaquiagem

com MAC Cosmetics

15h | Mulheres do Século 21. E o futuro? Com Paula Tavares (Banco Mundial),

Filipa Belo (Portugal Manual), Carine Elpidio (Space Venture)

16h | Imagem e Etiqueta profissional

com Atelier de Imagem: Cíntia Castro e Daniel Sakkis

17h | Direito Autoral: Imagem, marca e patentes na moda

com João Paulo Todde Nogueira

19h | Tendências Verão 2020

com Ivson Samabourque (Fashion Campus)

21h | A influência da estética pessoal na auto-estima,

auto-motivação e bem estar. Com Clínica Alfaro

DOMINGO 1º de dezembro

14h | Dançar sempre está na moda

15h | Atendimento Voltado para os Mercados Invisíveis

com Pollyana Olifer

16h | Apresentação da Fábrica Social

com Denise Machado

17h | Desenho de Moda

com Karen Bubniak

19h | Qualidade de vida da Melhor idade

com Shirley Pontes (Instituto de Medicina Biológica)

FASHION WEEK 2019

QUINTA-FEIRA 28 de novembro

19h | Desfile #01

Coletivo Brasília Trends 2019 (apenas convidados)

SEXTA-FEIRA 29 de novembro

15h | Desfile #02

Curso para modelos Week Produções

18h | Desfile #03

Guajajara Fashion Show | AmaBrasília | Iesb | Hi-Lo

20h | Desfile #04

Jacobina (GO) | Miss Miss | Osneyda Caro (Nicarágua) | Born Concept

SÁBADO 30 de novembro

15h | Desfile #05

Amitié Kids | Amitié Teen | Allegrinho

16h | Desfile #06

Lua Dance | Cirandinha

18h | Desfile #07

Biena | Rec/Flávia Amadeu | Dare to Do/Cia do Sono
| Elionora Chaves | Ronaldo Silvestre (MG)

20h | Desfile #08

Menina Palito | Aline Ayres |Fashion Campus | Carmen Steffens

DOMINGO 1º de dezembro

.

15h | Desfile #09

Milon | Boutique do Pijama | Gota de Gente

16h | Desfile #10

Cirandinha Fashion Inclusivo

18h | Desfile #11

No Limits | Nágela Maria | Vilma Rocha | 2Tempos

20h | Desfile #12

Porão 40 | Bela Trend | Dri Store | Egalité (África)

 

 

Texto – Destak Comunicação

Compartilhe em suas redes sociais:

Comentários